domingo, 2 de janeiro de 2011

Para visitar Dubai - Parte 3

Neste post, você vai encontrar informações relacionadas ao Turismo em Dubai:

Dirigir carros particulares ou alugados,
Demonstração de Afeto,
Roupas,
Praias,
Bebida Alcóolica

* Você quer dirigir em Dubai? Tudo vai depender do tipo de carro que você pretenda dirigir: alugado ou particular.

Se você for brasileiro e desejar usar veículo particular em Dubai, será necessária a emissão da carteira de habilitação temporária de Dubai. Esse documento confirma que você possui a CHN em seu país e sua validade é de 6 meses. Para obter essa carteira, dirija-se ao Roads & Transport Authority (RTA) de Dubai.

Caso você deseje alugar um carro, não será necessário solicitar uma carteira temporária, basta trazer sua carteira internacional e doméstica originais.



Há casos que o visitante não precisa desta carteira, como os cidadãos de países integrantes do programa de intercâmbio (troca) de habilitação ou quando sejam parentes de primeiro-grau (pai, mãe e irmãos) de proprietários de carros em Dubai.

É importante atentar  que há muita variação da legislação de um Emirado para o outro e que a RTA é uma organização de Dubai.



* Roupas em Dubai: Dubai é o Emirado mais liberal e fechou um pouco seus olhos para determinados hábitos estrangeiros. Não quebre a cabeça pensando no que vai vestir por lá ou que precisa providenciar uma burca para ontem, pois você poderá usar 90% de suas roupas.

Agora, é preciso ser consciente e usar o bom senso ao visitar qualquer área pública. Alguns shoppings colocam avisos do que é ou não permito e pedem para que os turistas sejam sensatos em suas escolhas.


 É aconselhável que as mulheres tenham sempre na bolsa - em mãos - um lenço, xale, echarpe mais grossa para cobrir seus ombros quando sairem com vestidos ou blusas sem mangas. Usar uma legging por debaixo de saias curtas também é bom!

As atenções devem ser redobradas se você estiver por lá na época do Ramadan. Procure se informar para não desrespeitar a cultura local.

Se você está disposto a conhecer Dubai, também deve estar disposto a conhecer uma nova cultura e religião! Portanto, lembre-se que você quis estar ali, em um país que possui regras diferentes, as quais devem ser respeitadas.




* Demonstrações de Afeto: Não são permitidas demonstrações de carinho em público. Pode-se entender por isso: nosso selinho, beijos na boca, belicões, uma passada de mão etc. No início, é meio tenso porque nós, brasileiros, estamos habituados com isso e achamos normal ver alguém na rua abraçado e se beijando.

Aqui, gestos de carinho em público não é visto com bons olhos. Tome cuidado porque alguns moradores locais são mais conservadores e chamam a polícia.


Agora, já li em diversos blogs que nem andar de mãos dadas é permitido. Eu e meu marido andamos assim pelas ruas, metros e shoppings. Felizmente, nunca deu nenhum tipo de problema e nunca vimos nenhum local nos encarando feio. Recentemente, vi uma reportagem no jornal sobre o que eles aceitam em público e lá estava listado: andar de mãos dadas é permitido!


* Praias: Dubai, ao contrário de outros Emirados, permite que se use roupas de banho, ou seja, biquinis, sungas e maiôs - use seu bom senso. Procure saber se a praia que você deseja ir permite o acesso de turistas, de mulheres e casais. Se estiver liberado, basta se vestir com short, camiseta, baby look, saia, legging etc para ir e voltar da praia. Nem pense em colocar a canga amarrada na cintura e sair desfilando pela cidade!



O mesmo jornal local que citei ainda pouco, alerta para que as roupas de praia não sejam transparentes e que topless, roupas íntimas (sutiã, calcinha, cueca) e biquini fio dental são proibidos! 

Dependendo da praia (algumas são exclusivas para mulheres), esteja preparada para olhadas um tanto quanto constrangedoras, principalmente dos indianos, paquistaneses e bengaleses. De acordo com reportagem da BBC Brasil, essas são as nacionalidades que mais comentem crimes nas praias, que vão desde casos de indecência (olhar de forma provocadora para uma mulher) até roubos e consumo de álcool.


* Bebida Alcoólica: Seu consumo só é permitido em áreas que possuam licença e que não estejam em espaços públicos. Normalmente, esse locais são os bares dos hotéis e boates.

O periódico confirma o que escrevi agora: que muitos bares e boates possuem permissão para vender bebida deste gênero e que dentro desses locais - a portas fechadas - as pessoas podem "curtir" um pouco mais e se "soltar". Porém, é bom garantir que sua volta para casa/hotel seja a mais calma e silenciosa possível. Em outras palavras: cuidado para não ficar muito bebado, muito sem noção, não berre, não faça cenas constrangedoras e não fique agressivo!



Para ler os outros posts sobre este tema, clique aqui:  "Para visitar Dubai" e "Para visitar Dubai - Parte 2".

(Fotos: Internet)

3 comentários:

Ana Lucia disse...

Muito bom esse blog! Adorei mesmo! Já sentia vontade de conhecer Dubai há muito tempo! Com esse guia em Português, não tem erro!

embora eu não seja descendente de árabes e nem muçulmana, tenho vontade de morar lá! Não vai ser fácil, eu sei, mas eu quero e muito!

Manddy G. disse...

Olá, Kiara! Seja bem-vindo por aqui!
Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Espero que ele sirva como mais uma ferramente para você organizar sua viagem para Dubai! ;D

Eu tb não sou descente de árabes e nem mulçumana. Vc pode vir morar aqui independente disso, basta se adaptar ao estilo de vida deles, obedecer as leis e está tudo certo.

Pode ser um pouco difícil no início, mas aqui tem muitos brasileiros que se adaptaram muito bem. Quem sabe você não é a próxima?

Estarei sempre escrevendo por aqui. Espero suas visitas. Qualquer coisa é só falar!

Manddy G. - Tour Dubai Guide

ylenna disse...

Amo Dubai, toda matéria que vejo sobre ela preciso ler. Adoraria morar aí também sou apaixonada pela cultura, mesmo não sendo muçulmana tenho certeza que me adaptaria facilmente, além de achar os homens árabes um charme, claro! rss
Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...