segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dubai sobre os trilhos

Planejo esse post há algum tempo, portanto vamos falar sobre o metro de Dubai.

Uma das estações de metro na Sheikh Zayed Road.

Considerado um dos metros mais modernos do mundo, o vagão não tem condutor e os passageiros podem ter uma visão privilegiada do caminho nas duas extremidades.
As estações estão recém-inauguradas e está tudo um brinco! Elas também serve como passarelas para os pedestres, apesar de Dubai quase não ter calçadas se formos comparar com o Rio de Janeiro, São Paulo etc.

horários de funcionamento e é bom organizar seu programa de acordo com eles caso você dependa do metro. Informa-se sobre a hora do último trem da estação que você precisará embarcar.

* Sábado-Quarta: 6am às 11pm
* Quinta: 6am até meia noite
* Sexta: 1pm até meia noite.

(Obs.: Os horários podem mudar de acordo com a companhia) 

Uma das entradas da estação.

Logo depois da porta, as escadas rolantes.
Na estação, sempre haverá mapas do percurso de cada trem (sentindo Jebel Ali e Rashidiya), avisos sonoros e uma televisão com o tempo que falta para o trem chegar.


Não é permitido comer (inclusive balas ou chicletes) e beber dentro dos vagões e há multa alta para quem for pego em flagrante (Dhs 100 por infração). Fumar também não pode e tem penalidade de Dhs 200 para quem fizer. Determinados objetos não podem ser transportados no metro (por ex.: carrinho de supermercado, malas gigantes etc).

Há um vagão destinado para as pessoas que tem o cartão Gold e um outro só para mulheres e crianças. Não pense em entrar em nenhum desses se não for seu perfil, pois há policiais e funcionários que retiram mesmo as pessoas - mas tudo na base da explicação e da conversa.

Detalhe para os bonequinhos informando que o vagão é especial para mulheres e crianças.

Quando você chegar ao hall da estação, perceberá que existem algumas catracas. Basta passar o cartão no local indicado que elas vão abrir e você passa normalmente. Depois basta subir pelas escadas rolantes ou elevador para esperar ou embarcar no seu trem.

Hall da estação. Se não for pegar metro, basta continuar reto. Se for, é preciso passar a catraca.

Ao chegar à estação de destino, você desce pelas escadas ou elevador e chegará ao mesmo hall que viu no embarque. Nessa hora, será preciso passar novamente o seu cartão na catraca para que a passagem seja cobrada (paga). Depois é só seguir para o local que deseja.

Não tenho o que falar mal do metro daqui, pois passa pontualmente na estação e nunca vi dar algum tipo de problema, mas como uso todos os dias percebo alguns problemas.

Nos horários de rush (e normalmente as sextas – que equivalem aos domingos do Brasil) é extremamente cheio e dá a sensação de que não cabe mais nenhuma agulha ali dentro, só que empurrando e espremendo os outros (muitas vezes você é esse "outro") sempre ajuda a achar um espaço. Com certeza vai chegar um momento em que o governo terá que tomar as providências para organizar este meio de transporte.

Esteiras estão na maioria das estações.

A rede do metro não é muito extensa e infelizmente, algumas estações são muito distantes umas das outras. Lado bom é que a linha verde ainda está em construção e vai facilitar o deslocamento. No geral, dá para se usar bem o metro.

Se você vem a turismo vai conseguir ter acesso a determinados lugares numa boa como o Mall of the Emirates, Dubai Mall, Burj Khalifa, aeroporto, Emirate’s Towers, Ibn Batuta, Deira City Center e outros.

Se o lugar que você deseja ir não tem nenhuma estação de metro do lado, procure aquela que for mais próxima e depois se informe sobre as linhas de ônibus que possuem ponto ao lado dela. Isso ajuda muito!

Os ônibus de Dubai.

Para chegar ao Dubai Festival City, por exemplo, fica fácil fazer esse esquema. Você pega o metro e desce na estação “Emirates”, desce para a calçada e ande um pouquinho até chegar ao ponto de ônibus. Quando passar o F8 (ou outro que vá para o mesmo destino), pode entrar e depois é só saltar na frente do mall !

Os avisos de cada parada dentro do ônibus.

E se não tiver ônibus? O jeito é pegar um táxi na saída do metro.

Com certeza você vai conseguir aproveitar bastante a linha de metro de Dubai para conhecer a cidade!


(Fotos: Arquivo Pessoal)

5 comentários:

Ana Lucia disse...

É um sonho mesmo!

O metrô de Dubai é lindo demais!

O de São Paulo não fica muito atrás. Pra ficar de igual pra igual com o daí, só aplicando multas pesadas pra quem não colabora com a organização.

Mas poxa... podia funcionar até meia-noite, né? rsrsrsrs

Agora, não entendi essa do cartão gold! Só para os emiratis? Como faz para ter um?

E o cartão pra passar? Não existe bilhete?!

Eve disse...

Pq eu fiquei com inveja da modernidade do seu, em relçao à idade do meu, digo que, no quesito horários, o meu venceu! Tem o tempo todo, a noite toda, só aumenta o intervalo de um pra outro. rsrsrsrs
É uma mão no trilho, viu? hahahha
Bjs!

Ana Lucia disse...

Manddy... vá ver o selinho q deixei pro teu blog no meu :)


beeeijos!

Ana Lucia disse...

Não precisa agradecer! É que eu gosto do teu blog, mesmo :)

Ah, sobre o layout, você pode encontrar tudo aqui ó:

http://hotlayouts2u.com/blogger-layouts/toprated.php

ai do lado esquerdo vc vê os estilos e temas!

Tem até várias abas verticais de temas pra twitter, tumblr... é bem legal!

Manddy disse...

@ Kiara: O metro é bonito mesmo. Nossa, como podia funciona a noite inteira mesmo que os intervalos entre os trens fossem maiores! Ia quebrar um galhão!

Esse novo post, eu expliquei o que é o cartão Gold. Qq um pode comprá-lo.

Eu já fiz um vídeo de como passa o cartão e vou postar aqui. Aguarde!

Bjs,
Manddy
Tour Dubai Guide

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...