quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nol Card: para se locomover em Dubai

Se você vem a Dubai e pretende andar de metro e ônibus vai perceber que todas as pessoas possuem cartões em mãos e por quê?

Porque esse é a forma de se pagar o meio de transporte utilizado. Eles chamam esses cartões de Nol Card, que são considerados "eletronic smart card" por aqui.



 Eles são ótimos porque agilizam nossa entrada e saída dos transportes. Você não precisa carregar dinheiro, enfrentar filas para pagar e esperar seu troco enquanto escuta o anúncio do seu trem do metro indo embora da plataforma. O Nol serve para todos os transportes da RTA - companhia responsável pelo metro, ônibus, os water buses e paid parking meters (estacionamento na rua) aqui de Dubai.

Existem 4 tipos de Nol Card: Silver, Gold, Blue e Red.

* Nol Silver Card

A companhia indica o Silver para os passageiros frequentes, os quais podem recarregar seu cartão com até AED 500 com a validade de 5 anos.


Para adquirir, basta pagar AED 20 e já terá AED 14 de créditos para usar imediatamente, ou seja, você só paga AED 6 pelo cartão. Sua recarga é super fácil, pois basta ir ao ticket office e acrescentar quantos dirhams quiser ou você mesmo pode realizá-la em um dos terminais eletrônicos.


* Nol Gold Card

Para aqueles que desejam viajar na primeira classe. Comentei no post Dubai sobre os trilhos que existe um vagão exclusivo para os membros Gold e aqui está a explicação. Você terá mais conforto neste vagão em relação aos assentos e menor quantidade de pessoas (leia-se: menos empurra empurra).

Ele também custa AED 20 e você terá, automaticamente, 14 dirhams para gastar em suas viagens. Tem a mesma capacidade dos AED 500 em créditos e a validade de 5 anos. Pode ser usado imediantamente e sua recarga é feita da mesma forma que o Silver.


Cade a diferença? Está no valor da passagem que é o dobro. Enquanto um passageiro que possui o Nol Silver Card paga AED 1,80 por uma distância menor ou igual a 3Km, o Gold pagará AED 3,60.

Se você usar algum meio de transporte que não possua as cabines exclusivas para os membros Gold, o custo da passagem será normal, o que eles chamam de standard fare.


* Nol Blue Card

Este é considerado um cartão personalizado e mais seguro para os passageiros frequentes.

Você pode registrá-lo pela internet e terá os mesmos benefícios que os cartões Silver e Gold: 500 dirhams de crédito e validade de 5 anos.


Por ser personalizado, o valor da primeira compra é mais caro, pois sai por AED 70 e você terá 20 dhrs de crédito. O Nol Blue vem com foto do usuário e demora cerca de 10 a 15 dias para ser entregue ao mesmo.

Existem alguns serviços especiais que ainda não estão totalmente disponíveis para os membros Blue: recarga online, histórico de transações, registro de reclamações, notificações via SMS sobre a confirmação de serviços e/ou instruções solicitadas etc.


* Nol Red Ticket

Para turistas e visitantes. Este Nol é um cartão de papel que pode ser comprado por AED 2 e sua validade é de 90 dias. O custo da viagem é 0,20 mais cara se comparado com o Silver e o Blue, ou seja, em um trecho de 3 Km ou menos paga-se AED 2,00 , enquanto o Silver paga AED 1,80.


O Red é recarregável para, no máximo, 10 viagens ou 5 passes diários. Ele só pode ser utilizado em um único tipo de transporte: somente no metro ou somente no ônibus. Este cartão tem mais regras como ser pré-pago, ter seu itinerário correto (baseado nas zonas a serem visitadas) etc.


Obs.: Você pode viajar por toda Dubai por todo dia e pagar não mais do que AED 14,00 porque depois disso é gratuído (exceto Gold Class).

* Quadro de comparações entre os cartões:



(Fotos: Internet)

3 comentários:

Ana Lucia disse...

Resumindo, o transporte público em Dubai é bom e barato, tirando os ônibus?

Achei essa ideia muito interessante e bem prática! Imagina, poder carregar pela internet!

Não sei se daria certo no Brasil, porque aqui não é como aí nos EAU, que quase tudo é controlado pela família real, né?

Apesar de que, em São Paulo, termos o Bilhete Único, embora às vezes, a gente precise enfrentar filas até para carregar ele heheh

Eve disse...

Gente, que coisa mais chique. Aqui só tem a opção de cartão mensal mesmo. Olha eu aí com inveja, tá vendo? rsrs
Bjs!

Erika Lisboa e Luciano Silva disse...

Gostaria de saber se possamos comprar 01 nolcard para 02 pessoas utilizarem ao mesmo tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...