sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Taxi mais caro

Confesso que não é com nenhuma alegria que informo que o preço do táxi de Dubai aumentou desde Terça (dia 15/01/2013).

Na verdade, a RTA (empresa responsável pelo transporte público) autorizou que o pedágio, Salik, seja incluído na tarifa quando o táxi passar por qualquer um dos portões instalados em diferentes locais do Emirado.


Segundo os moradores mais antigos de Dubai, os táxis cobravam esse pedágio, mas em contra partida não existia tarifa mínima de Dh10 como tem hoje. O jornal local afirma que depois de quatro anos, a cobrança do pedágio será transferida novamente aos passageiros.

Há poucos dias, quem usava táxi em Dubai podia reparar que a tarifa começava com Dh3 - exceto os táxis que saem do aeroporto - e, independente do valor inferior a Dh10 mostrado no taxímetro, tínhamos que pagar a tarifa mínima, porém não era acrescentado mais nenhum centavo ao valor total.

A RTA afirmou que atualizações foram feitas nos taxímetros dos carros e que o pedágio será automaticamente acrescentado ao valor da tarifa quando passar por um portão do Salik.

O jornal local ainda conta que os táxis foram autorizados a passar por esses mesmos portões do Salik sem cobrança de pedágio a partir de dezembro de 2008 devido a centenas de reclamações dos clientes sobre a inclusão da cobrança manual realizada pelos próprios taxistas. Muitos passageiros alegavam que o motorista tinha se confundido nas contas ou até mesmo o acusavam de trapacear, de querer tirar vantagem ilegal do total da corrida.


Exatamente por todas essas antigas reclamações que a RTA decidiu desenvolver um sistema que acrescentasse automaticamente o pedágio nos taxímetros. O diretor do departamento de sistema de transporte, Adel Mohammad Shakeri, afirma que a cobrança manual não será mais motivo de problemas para os clientes.

Os taxímetros de todos os 8.000 táxis foram atualizados e começarão a cobrar o pedágio assim que o carro passar por um dos quatro portões do Salik: Al Maktoum Bridge, Al Safa, Al Garhoud Bridge e Al Barsha.

O diretor Shakeri diz que "os consumidores terão a opção de escolher uma rota alternativa que não passe por nenhum portão do Salik e/ou os taxistas terão que perguntar se eles se importam de trafegar por uma rota que tenha Salik."


Shakeri ainda acrescentou que se o mesmo táxi passar por dois portões consecutivos de pedágios da Al Safa e Al Barsha em até 30 minutos, em uma única viagem, a RTA só cobrará uma única vez. Em outras palavras, se seu trajeto - no mesmo sentido - incluir ambos os pedágios e o taxista conseguir passar por eles em até 30 minutos, você não verá a cobrança do segundo pedágio no taxímetro. O diretor também informou que todas as corridas na Al Maktoum Bridge serão livres de pedágio entre às 10pm e 6am. 

O objetivo da RTA é reduzir o trânsito na Sheikh Zayed Road e oferecer aos motoristas rotas alternativas caso o passageiro não queira pagar nenhuma quantia extra pelo pedágio. A empresa entende que essa ação encoraja as pessoas a usarem as ruas menos movimentadas.


O que muitos residentes acreditam é que essa "solução" de reintroduzir o pedágio nos táxis não irá solucionar o problema do trânsito nas principais vias. Muitos acham isso um absurdo e já deixaram sua indignação registrada nos comentários de diversos jornais online e até mesmo no boca a boca só se escuta reclamação.

A moradora Nikita diz que "acha um absurdo só de pensar que vão cobrar novamente o Salik com a desculpa de facilitar o trânsito na Sheikh Zayed Road, uma vez que há somente 8.000 táxis em Dubai  se comparar com os mais de um milhão de veículos particulares nas ruas do Emirado. Como que irá reduzir o trânsito na Sheikh Zayed Road ao deslocar somente os táxis de lá?"

Até mesmo um taxista afirmou que "muitos turistas vão preferir pegar a Sheikh Zayed Road e não se importarão de pagar o adicional de Dh4 do pedágio, assim como penso que os residentes também vão preferir pagar a quantia."


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