terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Curiosidades do Burj Al Arab

Curiosidades do único hotel 7 estrelas do mundo: Burj Al Arab.

Vou fazer esse post com o que descobri lendo guias e assistindo programas na tv fechada sobre o hotel.
* Possui o elevador panorâmico mais rápido do mundo.

* Uma empresa da Califórnia foi a responsável pelo projeto de todas as fontes do hotel.

* O jato da fonte central do primeiro andar é o mais alto do mundo dentro de um prédio.


* A fonte externa, logo na entrada do Burj, é tida como a única do mundo que tem água e fogo ao mesmo tempo.


* Com um restaurante/bar flutuando no céu do Golfo (a 200 metro do nível do mar), se tem excelentes vistas de Dubai. Ele se sustenta como uma asa de um boieng 777.

* A famosa frente branca que vemos do prédio é nada mais, nada menos do que tecido. O "muro de tela" cobre 9.000 metros quadrados e por seu tamanho, a estrutura ganhou o posto de maior do mundo. O tecido mistura vários "produtos" entre eles: fibra de vidro e o teflon para impedir que o intenso calor de Dubai exija demais do desempenho do ar condicionado.


* A construção da ilha onde está o Burj levou cerca de um ano.

* Tal ilha está localizada em mar aberto - não é uma enseada ou baia - e para isso medidas extremas foram tomadas para que esse terreno artificial suportasse o peso do prédio e que sua duração seja a maior possível. Para isso, pedras enormes tiveram sua posição milimetricamente calculada lá no fundo do mar. Aqueles "cubos" brancos - os que parecem até com um pneu - são a fortaleza da ilha por absorverem o impacto das ondas.


Os blocos brancos ao redor da ilha: fortaleza do Burj Al Arab.

* O total de tempo gasto para o Burj ficar do jeito que conhecemos atualmente foi de 5 anos. Isso se deve as inúmeras dificuldades que surgiram no meio do projeto e que eram consideradas imprevissíveis pelos responsáveis.

* Cerca de 250 trabalhadores em conjunto com mais de 3 mil empresas foram os responsáveis por transformar um sonho em realidade. Os "obreiros" trabalharam durante o dia e noite. Houve um momento em que se chegou a reunir 3.500 trabalhadores na obra do Burj.

* O hotel disponibiliza 5 (cinco!!!) funcionários/mordomos para cada suíte.


* Há uma inspeção diária para verificar se não existem pombos rondando o hotel mais luxuoso do mundo. A preocupação é dos bichinhos montarem seus ninhos por lá e fazerem suas necessidades na fachada - e acredito que principalmente nos hóspedes!.
Para isso, o Burj tem em seu quadro de funcionários, um homem que cuida e adestra os falcões. Sim, sim: falcões!! Eles trabalham todos os santos dias para inspecionarem cada cantinho do Burj Al Arab e espantam os atrevidos dos pombos.
Dizem que alguns falcões foram embora no meio do expediente e nunca mais voltaram quando as correntes de ar quente passam pelo prédio. Só que sempre tem outro falcão no banco de espera, prontinho para trabalhar!


* A limpeza do lado externo do hotel leva cerca de dois meses para ser completa. O problema, no início, foi conseguir pessoas que não tivessem medo de altura para subir cerca de 321metros, por isso contrataram moradores do Nepal. Esses já estão habituados com grandes altitudes e não se importaram de ficar pendurados com cordinhas para deixar o Burj brilhando pelo lado de fora.


* Você pensou que a limpeza externa acabou por ai? Não! Após dois meses suspenso no ar para limpar o prédio, os funcionários pisam em terra fime, mas não por muito tempo. No mesmo pé que descem, eles já se preparam para subir e recomeçar todo o trabalho novamente por mais dois meses!


* Em um de seus restaurantes/bares há uma das seis garrafas de conhaque mais raras do mundo. Sua safra é de 1800-1809. Para apreciar essa exclusividade é necessário um investimento de 500 dólares por uma dose.

* Os peixes do aquário são tratados com todo o luxo. Cada espécie recebe sua alimentação baseada em uma dieta regulada e preparada dentro do próprio hotel.

* Os arranjos espalhados por todo o Burj são de flores importadas  e as mesmas são trocadas diariamente.

* O projeto original inlcuia um teleférico do topo do prédio para a orla e um túnel submarino.

* O Burj Al Arab possui a maior lavanderia do mundo, com milhares de tecidos e roupas para se lavar e passar por dias. São cerca de 25 mil toalhas diariamente e todo o serviço é feito por máquinas.


(Fotos: Internet - e uma é do arquivo pessoal)

2 comentários:

Aisha disse...

Nossa que hotel é esse??!! rsrs
Adoreei!! Fantástico, heim?! =D
Beijo

http://uma-tal.blogspot.com/

Rachel Murizini disse...

Nossa sempre olhava com mta admiração essa construção, linda e ousada.. agora então com essas curiosidade vê-se que ela é mto mais do que apenas uma construção ousada e exuberante.. caramba.. só Dubai mesmo com sua ostentação e megalomania para criar e pensar em algo assim.. amei!!!!

saudades de vc amiga :)!!!!! como tá tudo aí?????? depois me manda e-mail com as news!!!
bjokas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

www.vitrinedeinspiracoes.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...