terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tristeza em Dubai

O post de hoje, infelizmente, não será sobre dicas de turismo, eventos etc. Venho mostrar um lado mais humano da cidade.

Que o Emirado é conhecido pelos seus prédios enormes, arquitetura diferenciada, todos sabem. Nós moramos em prédios altíssimos e cada dia que passa, constroem prédios ainda maiores.


Uma dessas torres sofreu um grave incêndio na madrugada deste último domingo. O foco de incêndio da Tamweel Tower, localizada na Jumeirah Lake Towers, começou, segundo perícia, no topo do prédio. Acreditam que o maquinário do ar condicionado foi o responsável pelo princípio de fogo.

Centenas de pessoas ficaram sem casas e inúmeros apartamentos tiveram perda total. Durante o incêndio, pôde-se ver pedaços enormes de concreto em chamas e vidros caindo de uma altura incrível. Os mesmos atingiram veículos e o playground próximo do prédio.



O fogo começou às 1h30 da madrugada! Para quem mora em Dubai, é super normal escutar o alarme de incêndio tocar a qualquer hora do dia. O problema maior aqui é que ninguém mais acredita nesses alarmes porque 99% das vezes, foi algum vizinho que deixou a comida fazer mais fumaça do que o normal e isso fez acionar o alarme. Outras vezes, a administração faz testes para ver se os alarmes de todos os andares estão funcionam corretamente, mas esse teste é mal divulgado entre os moradores. Resumo: ninguém sai de suas casas mesmo que ele toque.


Por sorte, nessa madrugada, os moradores saíram, pois perceberam o fogo no topo do prédio e a fumaça. O fogo começou a cair, junto com o concreto e partes do prédio, para as varandas dos apartamentos. Como o tempo em Dubai está agradável, muitos estavam com as varandas abertas e janelas, o que fez com que o fogo se espalhasse mais rapidamente com a ajuda do vento. Assim que ele invadia a varanda ou a janela, achava tecidos de sofás, cortinas, tapetes e foi o suficiente para afetar toda a parte interna.

Outros prédios próximos também fora evacuados, pois as partes do prédio incendiado que caíam, passaram muito perto dos outros. Felizmente, por milagre, não houve nenhum feriado e nem mortes.


Os bombeiros tiveram muita dificuldades em apagar de vez o fogo. Tiveram que subir nos prédios dos lados para jogar água. Somente por volta das 8h30, segundo a Defesa Civil, o incêndio foi controlado. A fumaça ao redor do prédio durou mais tempo, por volta das 11h30.

Segundo informações dos jornais locais, mais de 50% do prédio foi destuído. Centenas de famílias perderam tudo ou quase tudo. Muitos estão com dificuldades de comprovar que eles são realmente eles, uma vez que os documentos, passaportes, cartões de banco, dinheiro etc ficaram em seus apartamentos. A maioria só saiu com a roupa do corpo.


Agora contam com a ajuda da sociedade para receber doações diárias como comida, roupas, água e tudo mais que precisam. A administração do prédio alojou eles em um outro próximo. Uma grande tristeza que chocou a cidade e comoveu a todos nós.

Para quem quiser conferir, muitas pessoas registraram o momento e publicaram no youtube. Clique aqui para assistir um dos vídeos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...