sábado, 3 de dezembro de 2011

National Day!


Ontem, dia 2 de Novembro, foi uma data muito especial para os Emirados Árabes Unidos. Foi o National Day, ou seja, o Dia Nacional. 

E não foi qualquer aniversário não. Foram 40 anos de Emirados! Para marcar este dia, segue um breve histórico dos EAU.

Uma das imagens oficiais dos 40 anos.

- Em 1920, os Emirados assinaram um tratado de paz com o Reino Unido, o qual ficou conhecido como os setes Estados de Trégua - referente a uma trégua marítima. Nos séculos anteriores, a região era conhecida como “Costa Pirata” devido às invasões ocorridas em navios.


Os 40 anos lembrados em praticamente todas as vitrines.

- Início do século XX, a indústria local de pesca a pérolas cresceu rapidamente. Infelizmente, este crescimento inesperado foi seguido de um declínio devido às duas guerras mundiais e a crise econômica global.

- A década de 60 pode ser considerada a época de ouro dos Emirados, uma vez que o petróleo foi descoberto por aqui.

Lojas com enfeites nas cores da bandeira dos EAU.

- Em 1971, o tratado com o Reino Unido chega ao final e faz com que cada um dos Emirados torne-se independente. As dez leis de Abu Dhabi e Dubai fizeram com que os Sheikhs Zayed Bin Sultan Al Nahyan (Abu Dhabi) e Rashid Bin Saeed Al Maktoum (Dubai) concordassem em forma uma união independente entre si.

- 2 de Dezembro de 1971: Ajman, Fujairah, Sharjah e Umm al-Quwain uniram-se com Dubai e Abu Dhabi para formar os Emirados Árabes Unidos. Ras AL Khaimah ingressos na união mais tarde, no início de 1972.

Contagem regressiva para os 40 anos na vitrine - com direito a dia, hora e minutos.

Por conta dessa data especial, dia 2 foi feriado!!! Feriado aqui é sinônimo de querer se arrepender de sair de casa se você não tiver seu carro (ou uma carona) e depender de táxi e metro. Desculpem a sinceridade, mas é para deixar avisado aos turistas que vierem para cá em algum public holiday.

Até a entrada de prédios residenciais tinha bandeira.

Luzes dão vida a bandeira (azul substitui o preto).

Quando disse tudo, era tudo, inclusive doces temáticos!


Voltando ao assunto. O National Day foi um dia muito esperado por quase todos aqui.

Mais ou menos no meio de Novembro, já se via muitas bandeiras dos Emirados hasteadas em TUDO quanto é lugar: prédios residenciais, públicos, hotéis, ruas, avenidas, carros, táxis etc.

Carro da polícia com o símbolo dos 40 anos no vidro trasseiro.

Bandeiras no topo de prédios.

Bicicleta e carro enfeitados.

Bandeiras enormes foram presas no topo de vários prédios que ficaram cobertos pelas cores: vermelho, preto, branco e verde. Alguns prédios fizeram jogo de luzes com o mesmo tom. Os carros dos locais (árabes) são totalmente enfeitados e quando digo totalmente é totalmente mesmo. 





O que mais achei interessante foi o fator patriotismo. Foi inevitável não comparar com o nosso 7 de Setembro. No Brasil, eu via pouquíssimas pessoas vestindo verde e amarelo e saindo às ruas para comemorar e raríssimos prédios (inclusive os públicos, do Governo) enfeitados. Aqui é completamente o contrário.

Tudo se torna um mar com as cores das bandeiras. Crianças são vestidas para festejar esta data; adultos usam espécies de cachecol nos tons dos Emirados. Há adesivos, outdoors, revistas e tudo que vocês possam imaginar para externar o amor aos Emirados – ou pelo menos estimular esse sentimento. As pessoas (nacionais ou não) vão às ruas segurando as bandeiras dos Emirados com alegria. Há um orgulho do país, de se estar aqui, se ser nativo daqui ou de se poder viver aqui.

Bandeirinhas enfeitam a fachada do mercadinho.

Balcão de recepção de um restaurante.

Mega adesivo em homenagem aos 40 anos dos EAU em um prédio.

 Nas empresas, inúmeros setores estavam enfeitados desde o teto até o chão com todas as felicidades de parafernalhas que vocês possam imaginar. Chegou a me lembrar alas de escolas de samba.

Comemoração em empresas.

Decoração de uma das estações de metro.

Bandeira hasteada na principal área do mall.

Teve comemoração em vários lugares em todos os Emirados e isso inclui: exposição de falcões; mercados tradicionais; parada de carros e motos; banda dos militares; tendas com comidas e bebidas; vários tipos de entretenimento como danças locais; campeonatos escolares com atividades tradicionais, jogos e poesia local; marcha da lealdade etc.

Decoração do Dubai Mall.

Supermercado Carrefour no ritmo das comemorações.

Bandeiras em tudo quanto é parte do Carrefour.

Bolões formam a bandeira dos EAU no Mall of The Emirates.

 Até o próximo Tour!

Um comentário:

Ana Lucia disse...

Fotos lindas, Manndy!


Já é uma verdadeira Emirati!


Parabéns por esse blog tão bom!


E me diga: como vai a sua saúde???


Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...