quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nas Alturas com Burj Khalifa !

Em outro post já escrevi sobre as informações gerais: como chegar, ticket, preços, horários etc.

Agora esse será sobre a visitação. Assim que você entregar seu ticket, há um hall com a miniatura do prédio e várias informações sobre o mesmo. Reserve um tempo para ler essas curiosidades!

Depois de passar por um raio-x, um profissional tira uma foto (você verá o resultado no final da visita e poderá levar para casa como recordação se comprar - nada nesse mundo é de graça, né? muito menos em Dubai!) no estilo dos parques da Disney. Reza a lenda que essa foto também serve para uma espécie de arquivo de segurança do Burj Khalifa.


A partir daí, se prepare para andar um bocadinho. Não sei se todos ficam ansiosos para chegar logo ao elevador, mas ainda há um caminho a se trilhar. É uma caminhada tranquila. No início. você entrará em um "túnel" e a esteira te levará para uma viagem ao tempo, pois a parede desse local é uma espécie de tela enorme com imagens tipicamente árabes e a música regional embala seu imaginário.

"Túnel"


Vídeo do "Túnel" do Burj Khalifa

Após isso, há escadas rolantes, mais um corredor que te convida a conhecer toda a história e projeto do Burj Khalifa. Tem de um tudo: a flor que inspirou seu formato, as fases da construção, gráficos etc.

Corredor que conta toda a história do Burj Khalifa

Já perto dos elevadores, você verá um vídeo bem curto (para quem quer parar e assistir) que mostra a evolução das obras do prédio com as datas de cada passo importante, de cada conquista feita pela equipe.

Vídeo do passo-a-passo da construção do Burj

O elevador é um show a parte !!!!! Ele é escuro e suas paredes me lembraram uma enorme tela de LCD. Quando começa a "andar", quadrados com vídeos mostram diferentes imagens da parte interna do prédio como o spa Armani, o mirante, escritórios etc. Tudo isso serve de entretenimento para distrair os turistas durante a subida. A música também ajuda a preencher o espaço e a disfarçar aquela pressãozinha nos ouvidos devido a velocidade de 64 km/h.

Entrada do Elevador do Burj

A viagem dentro do elevador mais rápido do mundo dura cerca de 58 segundos para se chegar ao 124ª andar, onde está localizado o observatório.


Vídeo do final da viagem dentro do elevador

Lá em cima, a estrutura é excelente. São 360° graus para o visitante clicar todos os ângulos de Dubai, inclusive no mirante aberto - mas sua grande parte é protegida. Há binóculos eletrônicos que permitem que você veja até as pessoas andando na rua com uma definição ímpar. Para quem gosta de lembrancinhas, a loja At The Top também está nas alturas e vende um pouco de tudo: blusas, chaveiros, velas, ursinhos de pelúcia...

Binóculos Eletrônico

Mas o que é a visita??!! É encantadora e reveladora, pois pode-se ver o deserto de Dubai, parte do Emirado vizinho (Abu Dhabi), o litoral do Golfo Pérsico com direito as ilhas artificiais, o hotel 7 estrelas (Burj Al Arab), as mais diferentes arquiteturas dos prédios vizinhos que parecem brinquedos vistos de cima, o maior lago artificial do mundo que tem o maior jato d'água do mundo, o maior shopping do mundo (Dubai Mall), além das casas que ainda são preservadas em Dubai (me pergunto até quando!?).

Dubai Mall visto do Burj Khalifa

Dá para se imaginar como era Dubai há alguns poucos anos com aquela planície repleta de mesquistas e casas. Toda aquela imensidão está se transformando em um palco onde o progresso faz questão de fincar raízes e reafirmar sua permanencia no Emirado. Para isso, basta prestar atenção - lá no observatório - na quantidade de obras de prédios e de complexos que estão subindo, um maior do que o outro.


Parte com casas e mesquitas em Dubai

Parte nova de Dubai com os prédios enormes

Depois de longos minutos no topo do mundo, você vai poder curtir um pouco mais do elevador para descer! Na saída, o tamanho do trajeto é semelhante ao da entrada. Há exposições de maquetes do Burj Khalifa com os diferentes materiais utilizados em sua construção, explicações sobre a parte elétrica, a escolha dos vidros etc.

Exposição após as maquetes

Só por curiosidade, o Burj Khalifa tem mais de 26 mil painéis de vidro, 57 elevadores, 8 escadas rolantes e dizem que pode ser visto a 95 km de distância. Segundo o Wikipedia, Burj Khalifa entrou para a história dos récordes ao bater 15 mundiais como, por exemplo, a boate mais alta do planeta (no 144°), mais alta mesquita do Globo (localizada no 158°), mais alto mirante ao ar livre da Terra (onde está o observatório - 124°) e o elevador mais rápido (64 km/h - já citado neste post).
Nesse percurso, você também encontrará vídeos de diversas pessoas que constribuíram para a realização deste sonho de Dubai: "Pessoas por detrás do Burj Khalifa". Houve uma seleção de milhares de profissionais que fizeram parte da equipe, os quais vieram de todos os cantos do mundo para criar este novo ícone do Emirado. O que achei muito legal é que eles selecionaram profissionais de todos os níveis deste ousado projeto: engenheiros, arquitetos, mestres de obras e por ai vai.

Início da exposição


Para concluir sua visita, vá - antes ou depois de subir ao deck - na parte externa do Dubai Mall para apreciar a gradiosidade do Burj Khalifa com seus 167 andares. No inverno, é um local muito agradável!!

É nessa parte que você poderá ver de pertinho o maior lago artificial do mundo com o jato d'água mais alto do mundo. Os shows do "The Dubai Fountain" acontece a cada 30 minutos das 6pm às 10pm em dias úteis e das 6pm às 11pm nos finais de semana.


Espero ter ajudado! =D


(Fotos e Vídeos: arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...