terça-feira, 5 de julho de 2011

Lado B de Dubai - Parte 2

Já expliquei como chegar até o Dubai Museum. Hoje continuo a explicação para ir até o Mercado do Ouro, em Deira.

Atrás dele (Dubai Museum), tem uma mesquita e de frente para ela, siga pela esquerda (Ali Bin Abi Taleb St). Prepara-se para se embrenhar ainda mais pelas ruas de Bur Dubai! Você vai ver muitas lojas indianas vendendo tecidos, entre elas a Altara, Kanmon e Ratti.

Mesquita que fica atrás do Museu de Dubai.

Siga pela Ali Bin Abi Taleb St.


Ratti, uma das várias lojas de tecidos.

Nessa mesma rua, quase no finalzinho dela, há outra mesquita. Bem perto dela, se você prestar bastante atenção, verá uma placa branca com um desenho de barco em azul. Fique tranqüilo que você está na direção certa!

Mais um ponto de referência: outra mesquita. Reparem nos detalhes! 

A placa sinaliza que o deck com as abras e barcos está próximo.

Quando essa rua chegar ao fim, vire para a direita (Al Ghubaiba Rd – 34 Street). Você logo vai reparar a ausência de prédios. Esse “clarão” significa que você está perto do Rio Creek.

No final desta rua estão as famosas abras. Reparem a ausência de construções ao fundo.


Na beira do rio, há vários decks da Bur Dubai Station, além do Customer Services. Pegue uma abra por apenas AED 1 e atravesse para Deira Old Souq. Se quiser, há opção de fazer um passeio de uma hora pelo Creek que custa AED 100.

Estação Bur Dubai cheia de turistas para o passeio de abra.

Abras são barcos bem pequenos e simples (para mim sem a menor segurança!) que dão todo o charme ao local. O “comandante” vai no meio, dentro de caixa de madeira, e quase some quando a abra lota. Na hora de pagar, ele bate com toda a sua força nessa madeira que também nos serve de assento.

Turistas embarcam na abra - detalhe para o "comandante".


A vista é bem bonita e quando as gaivotas estão agitadas, o passeio fica ainda mais legal! Aprecie cada minuto dessa travessia. Observe os barcos de pesca em seus diversos tamanhos; o vai-e-vem de outras abras e se você der sorte, compare o estilo e conforto dela com um yate ou outro barco maior. Você verá os contornos das diversas mesquitas, prédios antigos e novos como o Rolex.

O rio Creek é o cenário por onde percorrem as abras.

Um dos vários barcos de pesca.

Ao chegar em Deira, há vários vendedores com tudo quanto é tipo de objetos de desejos dos turistas. Saiba negociar!

Estação de Deira vista da abra.

Vendedores prontos para satisfazer os turistas.


Da estação de abra até o Gold Souk dão cerca de 220m. Para chegar lá, atravesse as ruas da frente (Baniyas Rd.) em direção ao mercado de temperos (Old Baladiya Rd.).

A larga Baniyas Rd. deve ser cruzada para seguir ao Mercado do Ouro.


Você vai chegar a Al Souk Al Kabber e aqui começa a diversão para quem gosta de temperos. Entre nas lojas, pesquise os preços, tire foto (pergunte antes se pode), cheire tudo que der e leve algumas especiarias com você. O sabor sempre é uma delícia!

Temperos e mais temperos!


Continue pela Old Baladiya Rd até achar a entrada principal do mercado é toda de madeira e tem escrito: “Dubai City of Gold” .

Prédios, mercados e trânsito na Old Baladiya Rd.

Mais uma mesquita que serve de referência. Dessa vez, na Old Baladiya Rd.

Mercado do Ouro na Old Baladiya Rd com Sikkat Al Khail Rd.

Dubai City Of Gold é o letreiro que dá boas vindas no Gold Souk..

Até o próximo Tour !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...