domingo, 28 de agosto de 2011

Ramdan chega ao fim

Esses são os últimos dias do Ramadan - o qual vai ceder lugar para o Eid ul Fitr. 

Decoração do Ramadan Kareem no MOE.

O Eid é dito como uma grande celebração do final do Ramadan, ou seja, é o término do mês mais importante para os muçulmanos. É o Festival da Quebra do Jejum!

Os muçulmanos não comemoram somente o final do jejum, mas também agradecem a Allah por toda ajuda e força que Ele lhes deu durante todo o mês para praticarem o autocontrole.

Barraquinha com as delícias árabes no Carrefour.

O Festival começa quando há o primeiro sinal da nova fase da lua no céu. O previsto é ter uma espécie de procissão ou caminhadas pelas ruas e Mesquitas para se celebrar a primeira refeição feita durante a luz do dia depois de um mês inteiro de jejum.

Também é tempo de praticar o perdão e de se redimir no Eid. Durante essa data, os muçulmanos usam roupas elegantes, finas e trocam presentes entre si, mas presenteiam especialmente as crianças.

Eles comemoram todas as benções e alegrias que Allah lhes deu e passam todo o tempo com seus familiares e amigos. Aqueles que estão longe fisicamente recebem ligações desejando tudo de melhor em suas vidas.
Um dos doces com recheio de pistache.

Segundo reportagens que li, no Eid, é obrigatório dar certa quantia de dinheiro para caridade. Esse valor deve ser usado para ajudar pessoas pobres a comprar suas roupas e comidas para que elas também possam celebrar o final do Ramadan.

Outras reportagens dizem que a doação pode ser feita em comida (arroz, tâmaras, etc) com o mesmo propósito. O nome dado a esse ato de doar para caridade é sadagah al-fitr.

Mais doces da barraquinha. Eles são produzidos na hora!

O Eid também é bastante conhecido por ser feriado! O "problema" é que ele não tem data certa pra acontecer como os feriados ai do Brasil. O ano nem começou e nós já temos aquela lista enorme de feriados (municipais, estaduais e nacionais) em nossa agenda, não é?

Aqui, pelo que entendi, quase não existem muitos feriados - ainda mais prolongados - e esse em especial é divulgado poucos dias antes - quando não horas antes. Tudo isso porque os astrólogos, sábios (qualquer que seja o nome correto) precisam verificar a lua para confirmar se realmente o Ramadan termina, por exemplo, hoje ou não.

Outra barraca do Carrefour, mas com produtos mais "industrializados".

As expectativas são duas: do feriado cair na terça ou na quarta. As empresas públicas já tiveram suas folgas divulgadas: 7 dias !! (oooww inveja!) Algumas empresas privadas já comunicaram para seus funcionários que eles terão terça e quarta livre por conta do Eid, mas que quinta é dia de trabalho normal. Outras ainda esperam pela confirmação!

Tâmaras são um sucesso por aqui seja durante o Ramadan ou não.

O Ramadan vai fazer falta em alguns poucos pontos pra mim (desculpem-me a sinceridade). Eu jurava que fosse algo mais místico, que envolvesse mais os não-muçulmanos.

Gostei muito da parte de eventos para a caridade. Achei essa a melhor parte do mês, você ter oportunidade de ajudar alguém de alguma forma.

Damascos, ameixas, tâmaras e muitas outras delícias.

As barraquinhas com comidas típicas das regiões árabes, mas não necessariamente só as dos Emirados. Há uma diversidade grande de pratos doces e salgados em vários locais de Dubai. Você encontra receitas do Líbano, Líbia, Arábia Saudita etc por toda a cidade e por todos os preços.

Os bufês Iftar também vão fazer muita falta para diversas pessoas. A maioria aqui adora essa época do ano para comer muito bem por um preço excelente depois que o sol se põe.

Decoração do corredor principal do Mall of the Emirates.

As decorações dos malls também vão fazer falta. Cada uma mais bonita que a outra! Ah, fora as promoções tentadoras nas lojas!!!

Agora é esperar para ver como é de verdade a celebração do Eid!

Até o próximo Tour!!

Um comentário:

Rachel Murizini disse...

Hey amiga!!!!
que bom que todas aquelas regras (a mais) chegaram ao fim.. rsrs.. como vc se virou durante o ramadan???
saudades demais de ti bem..
um big bjo
rachel

www.vitrinedeinspiracoes.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...