Esses são os últimos dias do Ramadan - o qual vai ceder lugar para o Eid ul Fitr.
Decoração do Ramadan Kareem no MOE.
O Eid é dito como uma grande celebração do final do Ramadan, ou seja, é o término do mês mais importante para os muçulmanos. É o Festival da Quebra do Jejum!
Os muçulmanos não comemoram somente o final do jejum, mas também agradecem a Allah por toda ajuda e força que Ele lhes deu durante todo o mês para praticarem o autocontrole.
Barraquinha com as delícias árabes no Carrefour.
O Festival começa quando há o primeiro sinal da nova fase da lua no céu. O previsto é ter uma espécie de procissão ou caminhadas pelas ruas e Mesquitas para se celebrar a primeira refeição feita durante a luz do dia depois de um mês inteiro de jejum.
Também é tempo de praticar o perdão e de se redimir no Eid. Durante essa data, os muçulmanos usam roupas elegantes, finas e trocam presentes entre si, mas presenteiam especialmente as crianças.
Eles comemoram todas as benções e alegrias que Allah lhes deu e passam todo o tempo com seus familiares e amigos. Aqueles que estão longe fisicamente recebem ligações desejando tudo de melhor em suas vidas.
Um dos doces com recheio de pistache.
Segundo reportagens que li, no Eid, é obrigatório dar certa quantia de dinheiro para caridade. Esse valor deve ser usado para ajudar pessoas pobres a comprar suas roupas e comidas para que elas também possam celebrar o final do Ramadan.
Outras reportagens dizem que a doação pode ser feita em comida (arroz, tâmaras, etc) com o mesmo propósito. O nome dado a esse ato de doar para caridade é sadagah al-fitr.
Mais doces da barraquinha. Eles são produzidos na hora!
O Eid também é bastante conhecido por ser feriado! O "problema" é que ele não tem data certa pra acontecer como os feriados ai do Brasil. O ano nem começou e nós já temos aquela lista enorme de feriados (municipais, estaduais e nacionais) em nossa agenda, não é?
Aqui, pelo que entendi, quase não existem muitos feriados - ainda mais prolongados - e esse em especial é divulgado poucos dias antes - quando não horas antes. Tudo isso porque os astrólogos, sábios (qualquer que seja o nome correto) precisam verificar a lua para confirmar se realmente o Ramadan termina, por exemplo, hoje ou não.
Outra barraca do Carrefour, mas com produtos mais "industrializados".
As expectativas são duas: do feriado cair na terça ou na quarta. As empresas públicas já tiveram suas folgas divulgadas: 7 dias !! (oooww inveja!) Algumas empresas privadas já comunicaram para seus funcionários que eles terão terça e quarta livre por conta do Eid, mas que quinta é dia de trabalho normal. Outras ainda esperam pela confirmação!
Tâmaras são um sucesso por aqui seja durante o Ramadan ou não.
O Ramadan vai fazer falta em alguns poucos pontos pra mim (desculpem-me a sinceridade). Eu jurava que fosse algo mais místico, que envolvesse mais os não-muçulmanos.
Gostei muito da parte de eventos para a caridade. Achei essa a melhor parte do mês, você ter oportunidade de ajudar alguém de alguma forma.
Damascos, ameixas, tâmaras e muitas outras delícias.
As barraquinhas com comidas típicas das regiões árabes, mas não necessariamente só as dos Emirados. Há uma diversidade grande de pratos doces e salgados em vários locais de Dubai. Você encontra receitas do Líbano, Líbia, Arábia Saudita etc por toda a cidade e por todos os preços.
Os bufês Iftar também vão fazer muita falta para diversas pessoas. A maioria aqui adora essa época do ano para comer muito bem por um preço excelente depois que o sol se põe.
Decoração do corredor principal do Mall of the Emirates.
As decorações dos malls também vão fazer falta. Cada uma mais bonita que a outra! Ah, fora as promoções tentadoras nas lojas!!!
Agora é esperar para ver como é de verdade a celebração do Eid!
Até o próximo Tour!!
Um comentário:
Hey amiga!!!!
que bom que todas aquelas regras (a mais) chegaram ao fim.. rsrs.. como vc se virou durante o ramadan???
saudades demais de ti bem..
um big bjo
rachel
www.vitrinedeinspiracoes.blogspot.com
Postar um comentário