segunda-feira, 16 de julho de 2012

Contagem Regressiva

Todo ano, muçulmanos e não-muçulmanos esperam a confirmação da data da época mais "aguardada" do ano.
Em 2012, o Ramadan começará no dia 20 de julho, sexta-feira. A partir dai, será proibído beber, comer, fumar etc em público durante a luz do dia - inclusive para aqueles que não fazem o jejum.


Os seguidores do Alcorão realizam o jejum desde o primeiro raio de sol até o último do dia. Em consequência, nós temos que nos poupar de água e comida no mesmo período em sinal de respeito.
Durante todo o mês do Ramadan, um dos cinco pilares do Islã, os muçulmanos devem demonstrar sua fé através da abstinência de comida, bebida - como dito, até mesmo água - até o pôr do sol.

O jejum tem como objetivo ensinar aos muçulmanos a ser mais amáveis e gentis com os mais necessitados ao viver suas dificuldades e sofrimentos.
Para aqueles que estão doentes ou viajando (há um cálculo de quilometragem mínima), o jejum não é obrigatório. Mulheres que estão nos períodos: mestrual, pós-parto, amamentação ou em qualquer fase da gestação, estão liberadas. Entretanto, devem cumprir com o jejum em outros dias mesmo com o final do Ramadan.

Aos turistas, por favor, informem-se antes de sair pelas ruas. Procure saber quais e onde são as áreas que não muçulmanos podem comer e beber no mall; quais restaurantes estarão realmente abertos para fazer a refeição no local. Respeitem a cultura, mas lembre-se sempre de andar com uma garrafa de água porque aqui está muito quente. Para ler posts do ano passo, clique aqui.

Os muçulmanos acordam antes dos primeiros raios de sol para rezar e comer algo que lhe dêem sustento para o dia todo. Para essa refeição é dado o nome de "Suhur", assim, nos primeiros momentos do nascer do dia, o "Azan Al Fajr" marca o início desta abstinência.
Quando o final do dia chega com o pôr do sol, o "Azan Al Maghreb" anuncia o momento de repor as energias com um generoso buffet! Iftar é o nome dado a quebra do jejum. Após isso, é hora de rezar o "Taraweeh" e celebrar com a família e amigos.

Segundo uma árabe me explicou, existe o "Sadaqah al-Fitr" uma quantia de dinheiro fixa que deve ser doada para caridade até o final do Ramadan. Ela me disse que deve ser mais ou menos 2% de um dinheiro que a família não mexe há um ano.

Como já disse aqui, essa é época do ano que Dubai se transforma para os moradores. Por mais que existam eventos e muitos restaurantes oferecendo festa e boa comida com um preço bom durante o Ramadan, a cidade fica mais humana - por assim dizer.

É a melhor época para se achar e participar de eventos sociais. Para vocês terem uma idéia de como isso é forte, os sites de compra coletivas oferecem a opção de doar caixas de comida para dois operários por aed 25 ao invés de 60!

Agora terá eventos de caridade para todos os lados. O que eu gosto bastante, pena que esse espírito não permaneça durante todo o ano.

Até o próximo Tour!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...