quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É Amanhã !!! Tudo Verde no Metro !

Após o sucesso além do esperado com o metro, a empresa RTA (responsável pelo transporte público de Dubai) vai ter a alegria de inaugurar a mais nova linha da cidade: a verde!


A data de inauguração será amanhã (dia 09 de Setembro de 2011) e o Sheikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum - o todo poderoso - estará presente para cortar a fita!

Novo mapa com o acréscimo de novas zonas.

Com 23km, a linha verde terá 20 estações, porém 18 estarão prontas para funcionar de imediato neste mês. Os usuários terão duas opções para fazer transferência para a linha vermelha:  Khalid Bin Al Waleed e Union. A última se transformará na maior estação subterrânea de metro do mundo com uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados.

Parte da estação Union.

Segundo a RTA, o número de trens em ambas as linhas vão aumentar para 50 durante os horários de pico e 28 nos horários mais tranquilos. Somente na linha verde serão 14 trens para o horário de rush e 10 nos menos movimentados. Isso significa que os intervalos serão de 6 a 8 minutos.

Por dentro do metro, porém cena rara: vagão vazio.

Na estação Etisalat haverá um local exclusivo para os motoristas estacionarem seus carros e assim estimular o uso do metro. A capacidade é de 2.350 veículos. Além disso, também haverá estações de ônibus próximas das de metro.

Alguns pontos têm causado indignação e revolta dos usuários frequentes do metro. Primeiro o aumento da tarifa que simplesmente dobrou! Ninguém está satisfeito com isso e muitos já colocaram sua insatisfação nos jornais.
Mapa antigo do metro com 5 zonas.

segundo está interligado com o anterior: o acréscimo de uma nova zona na linha vermelha por conta da verde. Antes, a antiga linha possuia apenas 3 zonas e agora são 4!! O que isso influência? Bem, a passagem é cobrada por km e também por quantas zonas você passa.

Por exemplo, eu antigamente pagava 2,30 aed por mais de 30 minutos dentro do metro (não sei dizer quantos quilômetros) no cartão Silver porque todo o trajeto era dentro da mesma zona. Agora, por invensão da RTA, pago 4,10 para fazer o mesmo trajeto...

Anúncio da nova linha de metro.

Ficou mais caro por conta dessa nova zona que surgiu do dia para a noite em nossas vidas. A companhia avisou tal alteração através de pequenos e raros panfletos em algumas poucas estações de metro. Acho que aqui não tem a mesma divulgação como no Brasil.

As pessoas já estão demonstrando sua "alegria" com a nova zona nos jornais e pedindo para que a empresa não aumente as tarifas mais uma vez quando a linha verde realmente for inaugurada.

Estação de metro - vista aérea.
Terceiro: a previsão de que o número de usuários dobre com a nova linha. Isso porque a linha verde está na área de maior densidade demográfica de Dubai. Para os usuários da linha vermelha, isso não é nada agradável, uma vez que atualmente o metro vive cheio na maioria dos horários. Sexta é quase impossível entrar nos vagões de tanta gente! Agora imaginem se a quantidade de passageiros dobrar?

Estação Khalid Bin Al Waleed.

Quarto ponto: as pessoas insistem para que os horários de funcionamento do metro aumentem. Semana passada foi anunciado que a RTA finalmente cedeu, mas em partes. Desde o dia 3 de Setembro, Dubai Metro vai operar da seguinte forma:
  • De sábado a quarta: 6am até meia noite,
  • Quinta e sexta: quinta, de 6am até 1 da manhã e sexta, de 1pm até 1 da manhã.


A maioria solicitou que o horário de sexta fosse mais cedo, porém esse pedido a RTA ainda não acolheu. Vamos ver como isso fica com a chegada da linha verde.
Até o próximo Tour!

2 comentários:

eu gosto disso disse...

Oi cheguei ja estou em Abu Dhabi.
Adorei ler as materias que eu estava atrasada.
Vou passear em Dubai por estes dias. Vou andar de metro deve ser legal.
Agora pensando bem cade o metro de Abu Dhabi?
Ai aia ai.

eu gosto disso disse...

Ai esqueci de colocar meu nome.
Tamara .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...