terça-feira, 26 de julho de 2011

Dubai no Ramadan?

Há uma quantidade enorme de turistas que visitam Dubai durante o Ramadan sem saber o que lhes espera.

A maioria dos turistas não sabe o que é isso, nem quando acontece e muito menos as regras que devem ser seguidas. O que gera - ou pode gerar - algumas situações desagradáveis.

Se você vem este ano para Dubai e sua data de chegada está prevista/marcada para Agosto, se prepare! Além do calor escaldante, você vai "participar" do Ramadan. Este ano, acontece do o dia 1 de Agosto até o último dia do mês.

Segundo o Wikipédia (não sou muçulmana, portanto vou usar esta fonte como base), este é o mês que os muçulmanos praticam o "jejum ritual". Este é um período de renovação de fé, da prática mais intensa da caridade etc.


Como que funciona? O jejum acontece desde a alvorada até o pôr do sol durante todo o mês. Por jejum entende-se: nada de comida, nada de bebida, nada de fumar e nada de relações sexuais. Se você acessar o Wikipédia vai encontrar a explicação completa por lá.

Agora, o que o Ramadan tem com a sua viagem? Muitas coisas!

Você não é muçulmano e para que vai querer saber do Ramadan? Se estiver por aqui, é melhor se interessar !

Apesar dos viajantes/turistas estarem na lista daqueles que não são obrigados a fazer o jejum - bem como grávidas, enfermos etc -, em Dubai, não há muitas opções de se fugir do Ramadan.


Durante o período citado (alvorada e pôr do sol), você também vai ter que se privar - em sinal de respeito - de algumas coisas que os muçulmanos se privam: nada de comer (inclusive mascar chiclete), beber (nem água) e nem fumar em público durante esses horários!

Está fazendo um calor absurdo? Deu aquela sede que a garganta está seca? Aguente firme e procure um lugar bem reservado (de preferência fechado, onde ninguém te veja) para beber toda a água que estiver em sua garrafinha.


Praticamente todas as praças de alimentação dos malls fecham nesse período e reabrem quando o sol se põe ou usam cortinas (como na foto).

Os lanches estilos take-away (você faz seu pedido e leva para comer em casa/trabalho/etc) e o delivery funcionam normalmente.

O Dubai Mall, Dubai Free Zone e o Aeroporto Internacional de Dubai possuem áreas específicas para que você possa comer seu "takeaway".

Caso você esqueça destas regras básicas e venha a beber água no corredor do mall, não estranhe se o segurança chamar sua atenção!


Continua no próximo post do TOUR!

2 comentários:

Kathie disse...

Oi,gostei muito do seu blog,e o diferencial que vi,é que vc coloca fotos atuais do local,não fica só descrevendo.Vou p/Dubai em breve,gostaria que vc me recomendasse em qual bairro devo ficar.
Voltarei no seu blog p/ler a resposta,aliás devo voltar várias vezes e estou recomendando a outras pessoas,pq.gostei muito.

Manddy G. disse...

Olá, Kathie! Seja muito bem vinda ao Tour Dubai Guide!
Fico feliz em saber que gostou do blog e agradeço a divulgação! ;D

Acredito que sua mãe tenha me escrito um e-mail, pois me perguntou praticamente a mesma coisa que você!
Se foi mesmo ela, já mandei as informações que pediram.

Caso contrário, digo que tudo vai depender do que você pretende fazer em Dubai.

Eu prefiro ficar perto de estação de metro e se possível, em um local que tenha táxis, mercadinhos, restaurantes etc.

Para isso, pode ficar na Sheikh Zayed Road (perto das Emirates Towers) ou no bairro Al Barsha (perto do Mall of the Emirates) ou no novo Downtown Dubai (perto do Dubai Mall).

Dubai Marina é um lugar ótimo também. Tem excelentes opções de hotéis, restaurantes, uma praia muito bonita, táxis e mais para a avenida, tem uma estação de metro.

Qq coisa, me escreva um e-mail (tourdubaiguide@gmail.com) que terei maior prazer em te responder.

Beijos e volte sempre aqui. ;D

Manddy G.
Tour Dubai Guide

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...